Uma das principais perguntas que recebo no meu email é a seguinte: “Cristian, como aumentar as vendas do site? Como consigo vender todos os dias através do Google?”, claro que para dar um direcionamento correto faço toda uma análise gratuita da presença online desta empresa, mas, no geral podemos relacionar algumas dicas principais que podem ser aplicadas em qualquer negócio de qualquer segmento.

Hoje com a facilidade de venda na internet, podemos encontrar concorrentes em todos os ramos de negócio, por isso é muito importante que sua empresa tenha uma estratégia que consiga diferenciá-la das demais para assim poder chamar a atenção do seu cliente.

Preciso que você primeiro entenda que o cliente tem 4 principais comportamentos que acabam sendo um padrão para qualquer usuário da rede, eu explico mais neste texto, preciso que sua empresa esteja alinhada e saiba usar corretamente esses comportamentos.

Minha grande meta profissional é retirar o máximo de empresas da operação “Tapa Buraco”, que, explicando de maneira simples, basicamente é quando o seu negócio não consegue previsão de faturamento e tem que ficar correndo para todos os lados para conseguir fechar o balanço do mês! Tenho certeza que este artigo vai ajudar quem deseja atingir aumentar as vendas do seu site e assim, fazer com que seu negócio venda todos os dias de maneira simples e fácil.

Antes de te falar sobre a lista eu preciso que você saiba que aumentar as vendas do seu site pode ser mais fácil do que você imagina. Muitas pessoas acreditam que fazer vendas pela internet são necessários investimentos exorbitantes, mas, eu vou te dar uma solução (várias) para que entenda que é muito mais uma questão estratégica.

Conheça (bem) seu público-alvo

Como aumentar as vendas do site

Em primeiro lugar conheça muito bem o público para o qual você está vendendo, pois não adianta oferecer ao cliente aquilo que não será útil para ele, imagine que você tenha uma empresa que vende carne, mas só atrair um público que é vegetariano, isso é um problema não?

Eu sei que pode parecer algo extremo, mas isso acontece com frequência em muitos sites na internet. Uma grande dica é conseguir responder essas perguntas sobre o público que visita seu site:

  • Qual o sexo?
  • Idade?
  • Local de origem do acesso
  • Ele acessa pelo celular, tablet ou computador?
  • Qual o fluxo de comportamento do seu cliente (quais as páginas que ele acessa)?

Com todos os dados em mãos, que você pode obter simplesmente olhando seu Google Analytics poderemos criar ofertas mais segmentadas para seu público. A partir dos dados obtidos você também pode criar a sua persona, que é um avatar do seu cliente, explicarei melhor em outro post.

Aumente o tráfego do seu site

Assim como uma loja física, sua loja também precisa de visitantes, a grande diferença é que é mais fácil conseguir visitantes para seu ecommerce sem precisar depender de uma rua movimentada.

Vamos para um exemplo prático: Vamos supor que sua taxa de conversão é de 50 por cento, ou seja, de cada 100 pessoas, 50 efetuam a compra, então sua empresa faz uma campanha no Facebook Ads ou no Google Adwords e atrai em vez de cem, cento e cinquenta pessoas, se a taxa de conversão se mantiver a mesma, você obteve um aumento de 50% nas suas vendas.

Mas como gerar mais visitas?

Como aumentar as vendas do site

Você pode obter mais visitantes a partir de duas formas:

  • Otimizando seu site para os buscadores, que é a forma mais barata para adquirir clientes potenciais, por meio de técnicas de SEO. Essa é uma técnica que demora um pouco mais, mas em compensação seu custo de aquisição de cliente fica bem próximo a zero.
  • Pagando para anunciar nos sites mais relevantes para sua loja virtual, lembre-se, não basta só anunciar, você tem que anunciar com qualidade para não perder dinheiro, por isso é tão importante estudar bem seu público, para direcionar corretamente seus anúncios.

Melhore a usabilidade do site

Essa é uma excelente solução para os ecommerce que tem muitas visitas, mas não conseguem transformar isso em vendas, basicamente você deve olhar o seu site por completo e analisar os itens:

  • Número de cliques: Diminua o número de cliques que o cliente dá para conseguir comprar seu produto, quanto menor o caminho que o cliente percorre até finalizar a compra maior é seu faturamento.
  • Formulário de cadastro: Enxugue ao máximo seu formulário de cadastro e retire tudo aquilo que não for necessário para finalizar a compra. Depois com um bom trabalho de Email marketing, você consegue saber outras informações importantes do cliente.
  • Páginas de saída: Verifique por quais páginas seu cliente está saindo para poder otimizar a página ou a oferta daquele produto específico.
  • Fotos: Compramos os produtos por causa das imagens, tenha boas imagens dos seus produtos, de preferência por diversos ângulos, para causar um maior desejo do cliente em consumir aquele item.
  • Vídeos: Se possível insira vídeos do seu produto, já que esse formato tende a gerar um maior engajamento com o cliente e consequentemente uma maior conversão.

Faça com que os clientes comprem mais na mesma visita

Mostre ao cliente vantagens em comprar mais itens, podemos trabalhar com duas formas:

Cross Seling: Basicamente é você oferecer um segundo produto complementando este primeiro, não entendeu? Vamos para um exemplo: Seu cliente comprou uma calça, ofereça um cinto, umas meias e um sapato dando um desconto caso ele compre os 4 itens, mostre quanto custaria comprar os itens separadamente e qual valor que o cliente está economizando.

Upseling: Agregue mais valor à compra oferecendo um produto premium para seu cliente ou até um serviço complementar. Exemplo: Seu cliente visitou seu site buscando um notebook, ofereça um outro modelo com uma configuração superior ou um serviço como uma garantia estendida para aumentar o valor da venda. Lembre-se de deixar claro a percepção de um excelente custo-benefício para o cliente, isso é o que vai determinar a eficácia desta estratégia. Basicamente é sua loja ganhando mais com os mesmos clientes.

Estimule os comentários

Uma pesquisa da e-Bit indicou que 70% dos usuários na internet consideram a opinião de outros clientes para definir sua compra, então estimule os seus clientes a comentar o que achou do produto, oferecendo algum desconto ou dando algum atrativo para tal ação.

Se possível peça para que seus clientes enviem fotos ou vídeos dos produtos, essa prova social é o que vai determinar a compra para um cliente que ainda estava indeciso até chegar na página do seu ecommerce.

Seja uma autoridade

Mostre ao seu cliente que sua empresa é autoridade no seu mercado, que entende o que ele precisa para resolver aquele problema que ele está passando. Exemplo: Tenho um ecommerce que vende TVs, qual das duas opções chamaria mais a atenção do cliente?

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  • Meu ecommerce é especialista em Tvs de alta resolução, podemos te indicar a melhor TV para sua sala, seu quarto ou sua área de lazer, e com preços que cabem no seu bolso, compre agora mesmo!

Na segunda opção mostramos ao cliente que entendemos de Tvs e que podemos indicar qual seria a melhor Tv para o local que ele deseja instalar, sem somente empurrar produtos, claro que você deve produzir alguns conteúdos relacionados em seu blog, para aumentar a percepção de autoridade para o cliente.

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Tenha um atendimento excelente

Isso pode parecer tão básico, mas é uma área extremamente importante, tenha sempre à disposição um canal para atendimento rápido ao cliente, seja ele um chat em seu site, atendimento pelo Facebook, ou até whattsapp, o mais importante é que você consiga responder as dúvidas dos seus clientes de forma rápida e simples.

Prepare uma página com as principais dúvidas que os clientes têm e deixe visível em seu site, para otimizar sua área de atendimento.

Amplie as formas de pagamento

Ter um preço adequado ao valor que o produto gera é fundamental para fazer sua loja virtual ter sucesso e não operar no vermelho, mas oferecer uma gama maior de formas de pagamentos já elimina uma objeção para compra, apesar da maior parte das compras serem feitas com cartão, ofereça o pagamento por boleto bancário, depósito e transferência para seus clientes.

Caso seu ecommerce ainda não possa ter convenio com as principais operadoras, opte por soluções como Pagseguro, Moip, BCash ou Mercado Pago, principalmente por aceitarem uma grande lista de cartões e filtrar as eventuais fraudes.

Ofereça um presente

Envie um presente, um brinde, um cartão, um mimo que seja junto com seus pedidos, isso agrega mais valor ao seu ecommerce e mostra que sua empresa se preocupa com seu cliente. Isso é ideal para Salões de Beleza.

No dia de aniversário envie um cupom de desconto por email para aquele cliente, a percepção dele para sua loja vai aumentar significativamente, acredite.

Recupere carrinhos abandonados

O abandono de carrinho é um dos principais problemas para os ecommerces. Tente evitar ao máximo que o cliente abandone o carrinho, seja criando avisos no site (sem popup, por favor) ou até por email, mas caso aconteça, se esforce para recuperá-lo, ofereça um desconto para completar aquele pedido ou até mesmo um plano de pagamento exclusivo. Mas sempre analise o motivo do abandono, pode ser que algum item da sua página precisa ser otimizado.

Ao implantar em sua loja virtual essas dicas básicas garanto que você verá um aumento significativo nas vendas, sentiu alguma dificuldade em implantar essas dicas? Comente abaixo que terei o maior prazer em responder, caso você tenha dúvidas de como fazer, ou até mesmo não saber o motivo do seu ecommerce não vender, mesmo após implantar as dicas, entre em contato comigo que analiso seu ecommerce gratuitamente e indico o que você empresário, deve alterar para ver seu ecommerce operar no azul.