A busca por consultoria em marketing digital é algo que tem crescido bastante, e com toda certeza crescerá ainda mais. As empresas perceberam que devem explorar os novos caminhos que a internet oferece, e assim aumentar as vendas e superar o grande problema de fluxo de caixa que tanto pode prejudicar o pagamento das obrigações mensais da empresa. Mas antes de explicar o porque você deve contratar um consultor de marketing digital, primeiro vou começar com o que, exatamente, um consultor de marketing digital é, e o que ele pode fazer.

Consultores de Marketing digital são profissionais qualificados com conhecimento em vários campos de estudo, incluindo administração de negócios, comunicação, psicologia, e o mais importante, o conhecimento em marketing. Normalmente, as empresas buscam estes profissionais experientes quando querem terceirizar o serviço de marketing, já que consultores de Marketing Digital trabalham junto com as equipes ou empresas para desenvolver, ampliar e implementar com sucesso as estratégias de marketing.

Esses profissionais são requisitados em vários tipos de negócios, de pequeno a médio porte. Sendo extremamente necessários para criar e aplicar uma campanha de marketing bem sucedida. Podem atuar em qualquer cidade do país, desde pequenas cidades no interior até grandes capitais como Salvador na Bahia. Antes de você contratar um consultor de marketing digital, deixa eu te esclarecer alguns argumentos que talvez você possa ter ouvido:

1- Um Consultor De Marketing Digital Não Faz Milagres

Realmente, um consultor de marketing não irá operar um milagre na sua empresa mas somente caso o negócio tenha um plano de negócios mal feito ou esteja com pouca previsibilidade de receita. Para que um consultor de marketing digital obtenha sucesso na criação e implementação de estratégias de marketing, a empresa deve estar se mantendo em primeiro lugar.

2- Consultores de marketing digital são muito caros

O serviço de consultoria tem como base a sua capacidade de gerar resultados, isso é garantido pelos anos de experiência e estudo adquiridos, dependendo também do nível em que a sua empresa está hoje e para onde você quer chegar os custos podem variar em decorrência do planejamento e estudo minucioso que deve ser feito para atingir tal objetivo, seja para um contrato de longo prazo ou um breve período de tempo, sua empresa precisa ter orçamento para pagar para obter os resultados desejados.

3- Um negócio bem sucedido não precisa de ajuda no Marketing Digital

Um empresa pode estar fazendo o suficiente em receita para pagar funcionários generosamente e melhorar seus produtos ou serviços ao longo do tempo, mas eventualmente pode se chegar em um nível que um profissional de fora da empresa pode verificar processos de marketing que sejam mais eficientes e diminuam o custo de aquisição dos clientes, além de implantar novas técnicas ou melhorar as já existentes.

4- Consultores de Marketing não são Confiáveis

Alguns adversários da contratação de um consultor de marketing digital podem argumentar que esses profissionais tem o foco apenas para si, uma vez que eles não são empregados diretamente pela empresa que eles estão ajudando, eles não têm razão para realmente dedicar-se a qualquer projeto. Na verdade, consultores de marketing, são diretamente afetados pelos resultados do seu trabalho. Para ser bem-sucedido na área de consultor de marketing digital, você deve ter anos de experiência profissional e muitos bons resultados nas empresas que passar.

Apesar de algumas partes desses argumentos serem verdadeiras, um consultor de marketing digital, pode aumentar o tráfego de entrada em sites e aplicativos e transformar as oportunidades em vendas.

Aqui estão seis razões para sua empresa considerar a contratação de um consultor de marketing digital:

1. Há uma necessidade de melhoria nas estratégias de marketing

Marketing simplesmente não funciona sem um conjunto de estratégias, adaptadas especificamente para o seu negócio. Sua empresa já pode ter até uma sólida equipe de marketing, mas eles podem estar resolvendo problemas quando deveriam estudar novas táticas que podiam estar trabalhando.

Um consultor de marketing digital vai sentar-se com a equipe de marketing, analisar o negócio em sua totalidade. Ele vai fazer observações a partir de uma perspectiva de fora da empresa, e trabalhar para desenvolver uma clara, bem-informada estratégia. Se é impulsionar SEO, criação de uma nova campanha de e-mail ou criando uma campanha de vendas online completamente nova, toda estratégia de marketing irá aumentar o tráfego e gerar contatos mais propensos a fechar negócio para um departamento de vendas somente finalizar.

2. Consultores já sabem o que funciona

Por ter experiências passadas, um especialista em marketing vai saber qual a estratégia que irá ou não irá funcionar para seu negócio, através da investigação e análise do Google Analytics, e observando as táticas de marketing existentes, um consultor de marketing digital irá encontrar buracos nas estratégias e eliminar processos desnecessários, isto ajuda a empresa a racionalizar seus esforços somente nas estratégias que funcionam.

3. Você não tem tempo para focar em aprender Marketing

Muitas pequenas e médias empresas são formados por apenas uma pessoa ou uma pequena equipe que cuidam dos diferentes aspectos do negócio, e como qualquer outra área de conhecimento, o marketing digital exige uma curva de aprendizado e testes que podem fazer a empresa perder mais dinheiro ou sair um pouco do foco principal de trabalho.

Se você precisa de uma implantação de novas estratégias de maneira rápida e efetiva deve considerar a contratação de um profissional que seja especialista. O principal trabalho de um consultor de marketing digital é a implementação bem-sucedida de táticas e estratégias de marketing utilizando o seu conhecimento e a experiência, ele deve estar focado na geração de clientes de alta qualidade, através de tráfego orgânico e pago.

4. Um consultor pode direcionar mais clientes para seu negócio

Geração de possíveis novos clientes é uma parte essencial de qualquer plano de marketing. Um Profissional de marketing deve ser capaz de perceber quais as técnicas e os gatilhos para transformar tráfego em leads e eventualmente em vendas e clientes. Dependendo do seu negócio, p consultor irá analisar o seu público-alvo e gerar uma recomendação de novos conteúdos que melhor se encaixam com a mensagem que você deseja passar para seu cliente.

Em marketing, a psicologia humana é tudo. Um especialista de marketing vai saber o que leva as pessoas a agir, e as técnicas corretas para chamar a atenção deles. Se você tem um site com alto tráfego, mas não tem tido um bom retorno de leads, considere a contratação de um consultor de marketing digital. Ele vai encontrar a falha em suas táticas de marketing e criar um melhor plano de ação.

5. Ajudar a sua empresa a focar no que é importante: VENDER!

Uma receita baixa provoca sintomas dentro de uma empresa, que podem se espalhar como uma doença. Um consultor de marketing trabalha para estabelecer um plano, e para restabelecer a ordem produtiva e a paz dentro de uma empresa. Com as devidas reuniões, um claro plano de ação de marketing e objetivos estabelecidos para estes profissionais experientes, podem aliviar o estresse no trabalho. Isso pode ajudar você a manter os indivíduos focados nas áreas que eles bons, mantendo a empresa próspera.

6. Um Consultor de Marketing Digital Testa, Ajusta e Mede o ROI

Graças, em parte, à sua experiência e conhecimento especializado, os consultores de marketing digital podem utilizar o google analytics para afinar as estratégias de marketing e atividades. Com a capacidade para testar essas estratégias, o consultor pode encontrar táticas para gerar mais tráfego a partir de qualquer público ou clientela. Eles também vão ajustando essas táticas para maximizar o potencial de resultados da estratégia, medindo o ROI (retorno sobre investimento), o consultor de marketing pode entregar resultados mensuráveis para o proprietário do negócio.

Um consultor de marketing digital não é um funcionário permanente da empresa, mas, é capaz de ajudar o negócio a alcançar novos objetivos para tornar a empresa mais sustentável e rentável. Encontrar a estratégia certa para a empresa é o resultado esperado no final da contratação do profissional especialista, após este ajuste da sua empresa com certeza passará a ter maiores resultados e estará pronta para alcançar um nível empresarial ainda maior.

Principais Lições

Há várias conclusões e considerações para encontrar um consultor de marketing digital, ideal para a sua empresa:

  • Seja realista sobre o quanto você pode pagar um profissional especialista em marketing.
  • Certifique-se que a área de atuação do consultor condiz com o que é importante para você e seu negócio.
  • Seja extremamente claro em seus objetivos e os resultados desejados, para evitar qualquer confusão, é muito importante definir expectativas claras para o consultor de marketing assim você evitará qualquer confusão com sua empresa ou seus produtos.
  • Antes de tomar uma decisão final e contratar um consultor de marketing para o seu negócio ou organização, tente primeiro calcular o tempo aproximado que você vai exigir os seus serviços, isto ajuda-os a descobrir o quanto eles vão cobrar por seus serviços.
  • Se você está planejando reformular completamente as suas estratégias de marketing, tem um projeto que precisa ser executado de forma rápida e eficiente, ou tem um objetivo final para alcançar, mais não sabe como, considere a contratação de um consultor de marketing digital. Este profissional trabalha diligentemente para ajudar você a alcançar o que todas as empresas mais desejam: aumento da captação de clientes e consequentemente no faturamento.

Se você quiser que eu pessoalmente te ajude a encontrar uma estratégia de marketing para sua empresa, clique aqui e entre em contato agora mesmo. Tem alguma dúvida? Preencha aqui nos comentários e terei o maior prazer em te ajudar! Então é isso, preencha a aplicação e nos vemos logo depois. Até lá!