fbpx

Inbound Marketing como uma poderosa estratégia para uma empresa

O surgimento de novas estratégias de marketing, ou mesmo o aprimoramento das técnicas já utilizadas é muito importante por possibilitar mais oportunidades de negócios. O inbound marketing, por exemplo, é conhecido popularmente como marketing de atração e possibilita aumentar as vendas e fortalecer a imagem da marca, sendo um importante aliado nesse processo.

Conteúdo

O que é Inbound Marketing?

O inbound marketing é um método que consiste em atrair, converter e encantar os clientes, se afastando das técnicas tradicionais de publicidade que são mais invasivas e permitindo a aproximação com o público-alvo.

Isso se torna possível por conta de estratégias de posicionamento diversas, que fazem com que o cliente inicie a conversa (geralmente, como ações para redes sociais, marketing de conteúdo e SEO (Search Engine Optimization).

Basicamente, pode ser definido como um conjunto de estratégias de marketing digital que se baseia no compartilhamento de conteúdo de valor e com foco em um público-alvo específico e o entendimento das necessidades dessa audiência.

Essa ideia conquista a permissão de se comunicar com o lead (potencial cliente), que passa a ceder informações e a buscar por conteúdos, de modo direto. Com o tempo, é possível desenvolver um bom relacionamento.

Para isso, o inbound marketing permite a interação do público e depende da criação de conteúdos personalizados e otimizados para serem encontrados nos canais online, gerando confiança, identificação e vendas mais seguras e qualificadas. 

Inclusive, a redução de custos é outro fator que leva as empresas a utilizarem essa estratégia. 

Isso porque, com ações mais direcionadas, é possível investir um menor valor e ter excelentes resultados. 

Mais ainda, muitas ações podem não despender nenhum custo extra, demandando apenas conhecimento de técnicas ao desenvolver conteúdos, por exemplo.

Assim, para o empreendedor que deseja sucesso no segmento de atuação, a produção de conteúdos interessantes é a chave para bons resultados e o marketing de conteúdo é a solução.

Particularidades das estratégias de Inbound Marketing

Considerando que o principal objetivo da estratégia de inbound marketing é aumentar as vendas por meio desse tipo de ação de valor e educação do mercado.

Assim, os conteúdos precisam ter qualidade e ser planejados, abordando exatamente temas que são de interesse dos usuários e públicos que se deseja atingir.

Para isso, o material deve englobar (de forma individual ou composta) os seguintes aspectos: educar e entreter o público; conquistar e levar a decisão de compra; e gerar autoridade para a empresa.

Já em relação às principais características e impactos do inbound marketing, é preciso destacar que a estratégia proporciona mais engajamento, continuidade nas estratégias e materiais propostos, reforça a identidade da marca, agrega padronização e fluidez no modo como as mensagens são passadas ao público e permite uma comunicação aberta.

Benefícios do inbound marketing

Neste momento, uma dúvida pode surgir: realmente vale a pena investir nas estratégias de inbound marketing

Essa é uma dúvida de muitos empreendedores e, para saná-la, é importante reconhecer os benefícios que a ação proporciona ao ser implementada estrategicamente. 

Nesse sentido, de modo geral, as principais vantagens deste método são:

  • Otimiza gastos com estratégias de comunicação e marketing;
  • Amplia o alcance para o público certo;
  • Melhora o poder de persuasão;
  • Reduz custos;
  • Diminui a jornada de vendas;
  • Aumenta a credibilidade e confiança por parte do público;
  • Aumenta o ticket médio;
  • Permite acompanhar os resultados em tempo real;
  • Possibilita a criação de conteúdos de qualidade;
  • Promove uma melhor atração do público;
  • Permite realizar vendas qualificadas;
  • Melhora o retorno sobre os investimentos.

Colocando o inbound marketing em etapas

Para colocar o inbound marketing em prática, os empreendedores e profissionais de marketing podem seguir algumas ações baseadas nas etapas do funil de vendas, como:

1. Atração do público

Na primeira etapa, ter um tráfego qualificado é um ponto importante. Por isso, mais do que ter muitos visitantes acessando os canais da empresa, apenas, o objetivo é atrair um alto volume que também apresente interesse no seu nicho de atuação, de alguma forma.

Visitantes qualificados geram boas oportunidades de vendas nas próximas etapas, sendo convertidos mais facilmente.

Os visitantes se tornam leads graças aos conteúdos relevantes desenvolvidos pela equipe de marketing e distribuídos no site, blogs e redes sociais.

As técnicas de SEO e marketing de conteúdo podem ajudar no ranqueamento das páginas no Google, gerando tráfego qualificado e atração do público.

2. Conversão

Na segunda etapa é necessário converter os leads em clientes, processo que acontece com a distribuição dos conteúdos mais ricos e densos, como é o caso de e-books fornecidos após o cadastro de e-mails. Aqui o relacionamento já começou a evoluir.

Inclusive, cabe ressaltar que diferentemente da etapa de atração, na conversão é possível utilizar mais o poder de persuasão.

Algumas ferramentas podem ajudar no processo e mensuração de estreitar o relacionamento com o público, como:

    • CRM (Gestão de relacionamento com os clientes);
    • CRO (Otimização da taxa de conversão);
    • CTA (Call to Action), em português, chamadas de ação;
    • Formulários;
    • Landing pages.

3. Vendas

A terceira etapa envolve os leads que já foram atraídos. Neste momento, as oportunidades de vendas se tornam mais reais. 

A venda acontece quando a empresa tem mais informações sobre a persona e, para conseguir os dados, ferramentas como automação de marketing, lead scoring, nutrição dos leads e e-mail marketing são necessários.

Esses recursos são muito importantes nesta etapa e podem ser determinantes em todo o processo de conversão.

4. Encantamento e fidelização

Realizar uma venda é um grande motivo para comemorar, pois o objetivo do inbound marketing foi concretizado com sucesso e porque as chances de tornar o cliente um promotor da marca são grandes. 

No entanto, para que essa fidelização aconteça, o contato com o consumidor deve ser mantido após a efetivação da venda.

Isto posto, oferecer serviços pós-venda de qualidade, prestar suporte e fornecer novos contatos são formas para deixar os clientes mais satisfeitos. Deste modo, as pessoas passam a recomendar mais a marca.

O modo de fidelizar e encantar os clientes é oferecendo conteúdos avançados, focar em um relacionamento ativo e ofertar produtos e serviços que atendam as necessidades dos clientes ou que valorizem ainda mais a experiência com o objeto já adquirido.

Deste modo, entender o conceito e as vantagens do inbound marketing é importante para colocar estratégias de conteúdo em prática com eficiência. Consequentemente, com o decorrer do tempo, é possível obter excelentes resultados.

Compartilhe com seus amigos:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Telegram

Receba novos conteúdos por email:

Você pode gostar: