Comparado há alguns anos atrás, o mercado está muito diferente. O processo de compra mudou e os consumidores passaram a ter mais poder em suas mãos, pois estão rodeados de informações na internet a todo o momento. Por isso mesmo precisamos mudar nossa forma de vender. Não podemos mais pensar como antes neste processo, quando o vendedor trabalhava ‘forçando’ a venda de produtos ou serviços. Hoje podemos usar um funil de vendas para “levar” seu cliente até a sua compra.

E é por isso que a forma de vender precisa ser mudada também. Não é possível mais manter o mesmo processo de marketing tradicional para vender produtos e serviços. Hoje, o mercado digital força os donos de empresas a investirem em boas estratégias, técnicas e em um bom consultor de marketing para o mercado online.

É necessário pensar sob a perspectiva do consumidor e para isso é importante entender sobre o Funil de Vendas, as etapas de vendas e o caminho online por onde o cliente passa até efetuar uma compra. Veja em nosso artigo!

O que é Funil de Vendas?

funil de vendas

Quando o seu cliente é atraído por um produto ou serviço de sua empresa, o caminho que ele faz desde o primeiro contato à conclusão do negócio é chamado de Funil de Vendas. Em palavras mais simples, o Funil de Vendas são etapas que seu cliente passa até o momento da compra.

Normalmente, o funil de vendas é estruturado em três fases principais. De acordo com o seu estreitamento, os interessados se transformam em leads, clientes e clientes fiéis. Continue lendo nosso artigo e conheça, detalhadamente, as três fases do Funil de Vendas.

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Como fazer um Funil de Vendas

A maior parte dos empreendedores desejam crescimento de vendas, de preferência, a curto prazo. Algo difícil, mas não impossível, sobretudo quando as ferramentas do Marketing Digital entram em ação. O primeiro passo para ser um sucesso de vendas é criar um plano de marketing para saber quais serão as estratégias necessárias do início ao fim.

E, para isso, é fundamental saber como fazer um funil de vendas e deixar claro o funcionamento do processo para que os profissionais da equipe de vendas saibam o que fazer desde o começo. Para que a empresa passe bem entre os níveis, é preciso colocar, sempre, o cliente em primeiro lugar. Veja a seguir 5 passos de como criar um funil de vendas para sua empresa.

Funil de Vendas no Marketing Digital

Com o advento das internet, a comunicação se tornou muito mais fácil e o processo de compras, certamente, mudou. Hoje em dia, as pessoas encontram algumas facilidades como criar um site, usar ferramentas de mídia e manter contato com clientes, porém, para atingir bons resultados, algumas estratégias precisam ser colocadas em prática e é aí que o Marketing Digital assume o protagonismo.

Para estar presente durante todo o processo de compras do Funil de Vendas, você precisa contratar um profissional do marketing para analisar todos os dados desde o ponto zero, isso mesmo. Ponto ZERO. Antes de começar com o processo de vendas, o Consultor vai analisar todos os dados da sua empresa e, claro, seus concorrentes para que as ações do marketing digital sejam colocadas em prática.

Confira:

Etapas de um Funil de Vendas

Agora que você já sabe o que é o Funil de Vendas chegou a hora de conhecer suas etapas. Fique atento e acompanhe quais são.

1 – TOPO DE VENDAS

Este é o momento onde tudo começa. Seu cliente ainda não comprou, não sabe ao certo o que fazer e descobre algum problema que precisa ser resolvido. Esta é a etapa de despertar consciência em seu cliente.

Apresente conteúdos de qualidades, como eBooks, por exemplo, que podem ser acessados após o preenchimento de um possível questionário. Ao fornecer informações, como nome, email e profissão, seu visitante torna-se um Lead e avança no funil de vendas.

2 – MEIO DO FUNIL

Hora de reconhecer o problema e tentar solucioná-lo. Seu cliente apresentou um problema e vai precisar de uma solução e isso significa que você vai precisar, rapidamente, ajudá-lo a resolver a questão. Tente qualificar os Leads, deixando-os prontos para dar mais um passo no funil de vendas.

3 – FUNDO DO FUNIL

Leads qualificados significa oportunidades. Chegou o momento de concluir a compra. Abuse do seu poder de persuasão e mostre a seu cliente todas as qualidades da sua empresa. Se compare aos concorrentes e apresente ao consumidor os motivos para que ele opte pela sua empresa.
A fidelização e o pós-vendas também podem ser adicionados ao fundo do funil.

Ferramentas de um Funil de Vendas

funil de vendas

Se chegou até aqui é possível que tenha decidido utilizar as estratégias do Funil de Vendas para sua empresa. Passou a elaborar conteúdo para seus clientes em todos os processos de compras, mas ainda não sabe determinar em qual etapa o cliente está ou como conduzir as técnicas de marketing baseando-se em dados sobre seus clientes. Certo?

A resposta para seus possíveis questionamentos é: ferramentas analíticas. Muitas são as possibilidades para que você descubra cada passo que seu cliente dá na jornada de compra e aqui, logo a seguir, vamos mostrar algumas. Confira!

CrazyEgg – Essencial para quem deseja aumentar as conversões dentro do site. Inserindo um código no site, o CrazyEgg funciona como um de mapa de calor e análise de comportamento. A ferramenta permite que a equipe de marketing digital avalie todo o comportamento do usuário no website e identifique dificuldades que o cliente encontra durante a navegação.

GoSquared – Conhece o programa Big Brother? Essa ferramenta faz o mesmo que o programa, pois observa, a todo o momento, o comportamento dos usuários em seu site. Dessa forma, você pode entender melhor seu público.

Google Analytics – Ferramenta que apresenta relatórios bem detalhados e pra facilitar ainda mais a sua vida, você pode determinar objetivos dentro da ferramenta. O Analytics tem uma funcionalidade específica para funil de vendas, então vale a pena experimentar a ferramenta!

Saiba Mais:

CONCLUSÃO

Como foi visto neste artigo, com o Funil de Vendas, é possível estar presente em toda a caminhada do cliente. Siga nossas dicas e avance em suas estratégias de marketing digital. Sucesso!
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