Funil de Vendas

Funil de Vendas: Como montar em 5 passos simples

Comparado há alguns anos atrás, o mercado está muito diferente. O processo de compra mudou e os consumidores passaram a ter mais poder em suas mãos, pois estão rodeados de informações na internet a todo o momento. Por isso mesmo precisamos mudar nossa forma de vender. Não podemos mais pensar como antes neste processo, quando o vendedor trabalhava ‘forçando’ a venda de produtos ou serviços. Hoje podemos usar um funil de vendas para “levar” seu cliente até a sua compra.

E é por isso que a forma de vender precisa ser mudada também. Não é possível mais manter o mesmo processo de marketing tradicional para vender produtos e serviços. Hoje, o mercado digital força os donos de empresas a investirem em boas estratégias, técnicas e em um bom consultor de marketing para o mercado online.

É necessário pensar sob a perspectiva do consumidor e para isso é importante entender sobre o Funil de Vendas, as etapas de vendas e o caminho online por onde o cliente passa até efetuar uma compra. Veja em nosso artigo!

O que é Funil de Vendas?

funil de vendas

 

Quando o seu cliente é atraído por um produto ou serviço de sua empresa, o caminho que ele faz desde o primeiro contato à conclusão do negócio é chamado de Funil de Vendas. Em palavras mais simples, o Funil de Vendas são etapas que seu cliente passa até o momento da compra.

Normalmente, o funil de vendas é estruturado em três fases principais. De acordo com o seu estreitamento, os interessados se transformam em leads, clientes e clientes fiéis. Continue lendo nosso artigo e conheça, detalhadamente, as três fases do Funil de Vendas.

Veja Também:

Como fazer um Funil de Vendas

A maior parte dos empreendedores desejam crescimento de vendas, de preferência, a curto prazo. Algo difícil, mas não impossível, sobretudo quando as ferramentas do Marketing Digital entram em ação. O primeiro passo para ser um sucesso de vendas é criar um plano de marketing para saber quais serão as estratégias necessárias do início ao fim.

E, para isso, é fundamental saber como fazer um funil de vendas e deixar claro o funcionamento do processo para que os profissionais da equipe de vendas saibam o que fazer desde o começo. Para que a empresa passe bem entre os níveis, é preciso colocar, sempre, o cliente em primeiro lugar. Veja a seguir 5 passos de como criar um funil de vendas para sua empresa.

Funil de Vendas no Marketing Digital

Com o advento das internet, a comunicação se tornou muito mais fácil e o processo de compras, certamente, mudou. Hoje em dia, as pessoas encontram algumas facilidades como criar um site, usar ferramentas de mídia e manter contato com clientes, porém, para atingir bons resultados, algumas estratégias precisam ser colocadas em prática e é aí que o Marketing Digital assume o protagonismo.

Para estar presente durante todo o processo de compras do Funil de Vendas, você precisa contratar um profissional do marketing para analisar todos os dados desde o ponto zero, isso mesmo. Ponto ZERO. Antes de começar com o processo de vendas, o Consultor vai analisar todos os dados da sua empresa e, claro, seus concorrentes para que as ações do marketing digital sejam colocadas em prática.

Confira:

Etapas de um Funil de Vendas

Agora que você já sabe o que é o Funil de Vendas chegou a hora de conhecer suas etapas. Fique atento e acompanhe quais são.

1 – Topo do Funil

Este é o momento onde tudo começa. Seu cliente ainda não comprou, não sabe ao certo o que fazer e descobre algum problema que precisa ser resolvido. Esta é a etapa de despertar consciência em seu cliente.

Apresente conteúdos de qualidades, como eBooks, por exemplo, que podem ser acessados após o preenchimento de um possível questionário. Ao fornecer informações, como nome, email e profissão, seu visitante torna-se um Lead e avança no funil de vendas.

2 – Meio do Funil

Hora de reconhecer o problema e tentar solucioná-lo. Seu cliente apresentou um problema e vai precisar de uma solução e isso significa que você vai precisar, rapidamente, ajudá-lo a resolver a questão. Tente qualificar os Leads, deixando-os prontos para dar mais um passo no funil de vendas.

3 – Fundo do Funil

Leads qualificados significa oportunidades. Chegou o momento de concluir a compra. Abuse do seu poder de persuasão e mostre a seu cliente todas as qualidades da sua empresa. Se compare aos concorrentes e apresente ao consumidor os motivos para que ele opte pela sua empresa.
A fidelização e o pós-vendas também podem ser adicionados ao fundo do funil.

Ferramentas de um Funil de Vendas

Funil de vendas

Se chegou até aqui é possível que tenha decidido utilizar as estratégias do Funil de Vendas para sua empresa. Passou a elaborar conteúdo para seus clientes em todos os processos de compras, mas ainda não sabe determinar em qual etapa o cliente está ou como conduzir as técnicas de marketing baseando-se em dados sobre seus clientes. Certo?

A resposta para seus possíveis questionamentos é: ferramentas analíticas. Muitas são as possibilidades para que você descubra cada passo que seu cliente dá na jornada de compra e aqui, logo a seguir, vamos mostrar algumas. Confira!

CrazyEgg – Essencial para quem deseja aumentar as conversões dentro do site. Inserindo um código no site, o CrazyEgg funciona como um de mapa de calor e análise de comportamento. A ferramenta permite que a equipe de marketing digital avalie todo o comportamento do usuário no website e identifique dificuldades que o cliente encontra durante a navegação.

GoSquared – Conhece o programa Big Brother? Essa ferramenta faz o mesmo que o programa, pois observa, a todo o momento, o comportamento dos usuários em seu site. Dessa forma, você pode entender melhor seu público.

Google Analytics – Ferramenta que apresenta relatórios bem detalhados e pra facilitar ainda mais a sua vida, você pode determinar objetivos dentro da ferramenta. O Analytics tem uma funcionalidade específica para funil de vendas, então vale a pena experimentar a ferramenta!

Saiba Mais:

Conclusão

Como foi visto neste artigo, com o Funil de Vendas, é possível estar presente em toda a caminhada do cliente. Siga nossas dicas e avance em suas estratégias de marketing digital. Sucesso!
Compartilhe sua opinião ou dúvidas nos comentários. Terei o prazer em responder a todas as suas mensagens!

Compartilhe com seus amigos:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram

Uma resposta

  1. Ótima fonte de conteúdo, estou começando a escrever também meu blog, porém vou ficar diretamente em pequenos microempreendedores de alguns segmentos específicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novos conteúdos por email:

Você pode gostar: