O que é SEO?

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O que é SEO?

Hoje, aparecer nos sites de buscas, sobretudo no Google, nos primeiros lugares, podem garantir o sucesso de uma empresa que utiliza a internet para alavancar seus negócios, e, utilizar as técnicas de SEO pode ser o diferencial do seu sucesso.

SEO, sigla para Search Engine Optimization ou Otimização de Mecanismo de Busca, são técnicas que têm como principal objetivo tornar seus sites os primeiros da lista nos sites de buscas.

Nas próximas linhas deste artigo, você vai conhecer todos os detalhes sobre o conjunto de técnicas de otimização SEO para tornar a chance de sua página ser logo clicada pelo seu cliente ainda maior. Confira!

O que é SEO?

SEO

O trabalho do SEO consiste em otimizar seu site e essa otimização pode ser com a escrita de um bom texto, com a leitura bem agradável para o usuário e com as devidas palavras-chave, e também com a criação de endereços de páginas melhoradas e personalizadas.

Em palavras mais simples, o SEO vai fazer com que o seu site seja um dos primeiros ou talvez o primeiro a aparecer nas buscas no Google.

Veja Também:

Funil de Vendas: Como montar em 5 passos;
Google Ads: Guia para iniciantes;

Por quê devo otimizar meu site?

Quando você tem a ideia de criar um site, sem dúvida, o maior objetivo é que ele seja visitado por muitas pessoas, não é mesmo? Sendo assim, com as estratégias certas, a otimização vai realizar seu desejo trazendo muitos visitantes para seu site.

SEO

A otimização de sites é o processo de utilização de técnicas para melhorar a estrutura HTML e o servidor.

Com o passar dos anos, os usuários da internet se tornaram mais exigentes na hora de escolher uma página para acessar. As páginas precisam apresentar um layout adaptado a dispositivos móveis, rapidez, segurança, aparência e funcionalidade modernas, entre outros fatores atrativos.

A otimização fará tudo isso pelo seu site. Do layout à velocidade do carregamento da página, um site otimizado possibilita ao usuário uma experiência diferenciada na internet.

Fatores de Ranqueamento

Quem já ouviu falar de SEO sabe que o Google estabelece alguns critérios para posicionar um site na tão desejada primeira posição da busca. Esses critérios são chamados de Fatores de Ranqueamento.

A seguir, você confere os principais fatores de ranqueamento nas posições orgânicas do Google.

  • Adicione um conteúdo de qualidade e relevante para o usuário. Palavras-chave são um diferencial, mas não são tudo. Informações úteis são indispensáveis. Sempre priorize a experiência do usuário no seu site, ou seja, ofereça aquilo que ele veio buscar!

  • Backlinks são muito importantes para a autoridade do site.

  • Para um melhor ranqueamento, seu site deve ser responsivo ou pelo menos tenha uma versão para dispositivos móveis.

  • Certificados HTTPS trazem mais segurança ao usuário na hora de fazer negócio online e por isso tem um bom resultado de busca.

 SEO On-Page

SEO

O Google quer a melhor experiência para seu usuário e é aí que o SEO ON-PAGE entra. Através de várias ações realizadas nas páginas do seu site, é possível ajustá-lo aos padrões aceitos pelo Google.

Quanto melhor estiver a sua otimização On Page, maiores são as chances de ter seus sites colocados numa posição de destaque nas páginas de busca do Google.

No SEO on-page as otimizações são feitas dentro do próprio endereço eletrônico, incluindo o conteúdo e a estrutura das páginas.

Mexer em títulos, adicionar links internos, palavras-chave, produzir conteúdo de alta qualidade, tornar o carregamento da página mais rápido e meta descrição são alguns dos elementos que devem ser considerados na hora da otimização.

Confira:

Google Meu Negócio: Como usar a favor da sua empresa
Marketing Digital: Guia Essencial
Vender na internet: 7 dicas que você precisa saber

 SEO Off-Page

SEO

Basicamente, o SEO Off-page são os direcionamentos dos links para o seu site, adicionados em outros sites da internet. Em outras palavras, são atividades com o objetivo de melhorar o ranqueamento, só que longe do seu site. O SEO off-page é tão importante quanto o SEO on-page.

A seguir, veja algumas estratégias off-page, que auxiliam a conseguir mais links para o seu endereço eletrônico:

  • Sites que possuem links para seu site: Antes de fazer a parceria, é importante analisar a posição do site que fará a linkagem. Outra dica é encontrar parceiros (blogs, sites) que tenham um conteúdo parecido com o seu;

  • Redes Sociais: Não deixe de compartilhar links em suas páginas do Facebook e Instagram. Redes Sociais geram um bom número de redirecionamento para seu site;

  • Fóruns: Sempre que possível, participe dos fóruns relacionados à sua área de atuação;

  • Botões de compartilhamento: disponibilize botões de compartilhamento do seu site. Assim, se um usuário gostar do conteúdo ou da oferta de seu produto, fica muito mais fácil compartilhar com os amigos.

Existem muitas outras técnicas de otimização off-page, mas com as estratégias citadas, já é possível dar os primeiros passos para o sucesso de seu e-commerce.

 SEO Local

O SEO local também visa à otimização das ferramentas de busca, todavia leva em consideração a geolocalização e outros recursos, para que o usuário ache uma solução perto do local que ele se encontra.

Entre as ações mais importantes para que uma empresa apareça nos resultados de busca locais, destacamos os recursos a seguir:

  • Google Meu Negócio: ferramenta gratuita do Google que auxilia empresas a se relacionarem com os seus clientes baseados em sua localização. Inserindo informações como horário de funcionamento da empresa, números de telefone e endereço, o cliente encontrará você de forma prática e rápida.
  • Waze: Com um perfil no Waze, sua empresa será encontrada de forma bem tranquila pelos motoristas que estiverem circulando pela região!
  • Foursquare: app importantíssimo para o SEO Local, que permite que as pessoas encontrem estabelecimentos próximos a sua localização. Não deixe de criar um perfil para sua empresa no Foursquare.

Se você tem um negócio que depende de vendas diretas no estabelecimento, o SEO Local é fundamental para o sucesso de suas vendas. Não deixe de fazer esta otimização.

SEO

Tanto o Google Adwords enquanto o SEO são ferramentas que têm o objetivo que gerar os melhores resultados ara sua empresa em termos de tráfego e conversão.

As ferramentas possuem o mesmo objetivo, mesmo assim muitas pessoas ainda fazem o mesmo questionamento: qual delas é a melhor para os negócios? Neste tópico, vamos tentar sanar sua dúvida. Confira!

O Google Adwords é uma ferramenta criada com a finalidade de gerar receita para o Google. Isso significa que para você rodar um anúncio nela, será necessário pagar.

O pagamento é realizado cada vez que seu anúncio é exibido em alguma das plataformas de publicidade do Google, que pode ser o buscador, nos sites parceiros ou no YouTube. A estratégia da ferramenta é baseada em palavras-chave.

Já o SEO, como já foi mencionado aqui, é um conjunto de técnicas que tornam seu site mais atrativo para os motores de busca, não apenas o Google. E como fazer isso? Entre outras técnicas, também com palavras-chave.

Com a otimização SEO, seu site pode ser um dos primeiros nas listas de buscas sem custos para você.

Até aqui, mostramos uma diferença (pagamento) e uma semelhança (palavras-chave), mas ainda é possível que você esteja com alguns questionamentos sobre quem é melhor. Mas vamos lá para outros detalhes.

Os anúncios do Google Ads são exibidos somente em plataformas do Google ou de parceiros, enquanto o SEO atinge todos os mecanismos de busca.

Outro ponto importante a favor das técnicas SEO são os Links patrocinados. No Google Adwords são estratégias de curto prazo, já no SEO é um investimento para a vida toda da sua empresa.

Para que o SEO seja bem feito e você possa acompanhar o desempenho da sua estratégia, você deve focar em poucas palavras-chave. Por outro lado, os grupos de anúncios no Google Adwords podem ter várias palavras-chave, aumentando o alcance dos seus anúncios.

E para deixar você com mais dúvidas, sim, isso mesmo dúvidas, vamos te passar a informação final. O Google Adwords traz resultados mais rápidos enquanto o SEO leva um tempinho maior para gerar tráfego.

SEO

O que foi mencionado aqui não te levou para nenhum lado, mas é por uma boa causa, pois a conclusão que queremos que você chegue é a de que as duas ferramentas são extremamente importantes para que seu negócio tenha uma excelente posição na internet.

Os dois trazem grandes resultados e o ideal é que você consiga integrar as duas estratégias. A dica é começar com o SEO e logo em seguida, com seu site já aparecendo nos mecanismos de busca, começar a investir no Google Adwords.

Saiba Mais:

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 Como começar com SEO?

Se chegou até aqui já sabe o que é SEO, mas e como começar a otimização do seu site? Continue conosco e acompanhe 5 técnicas de SEO para começar a otimizar sua página.

  1. Use o Google Analytics- ferramenta que coletará informações quanto ao tráfego e comportamento dos usuários online.

  2. Fique atento ao nome das imagens – O Google lê o conteúdo das imagens e o conteúdo do seu site. Coloque o nome do arquivo pensando em como a imagem será buscada.

  3. Otimize as URLs – Em uma página sobre “séries mais assistidas”, por exemplo, deixe este termo presente na URL.

  4. Escolha as melhores palavras-chave – Entre outras ferramentas, utilize o Google Trends.

  5. Tenha a versão móvel – Se isso não acontecer, outros sites com versões móveis ficarão na sua frente.

Acreditamos que com as técnicas de otimização mencionadas acima, seu site ganhará novo fôlego para gerar os melhores resultados para sua empresa.

 Conclusão

Agora que você já sabe como construir sua página de forma otimizada para os principais buscadores, não perca tempo. Comece já a colocar em prática todas as técnicas passadas neste artigo e transforme seu site em um campeão de acessos.

Por | 2019-02-19T22:31:32+00:00 fevereiro 7th, 2019|Mais Tráfego, SEO|o Comentários

Sobre o Autor:

Consultor SEO e Marketing Digital, especialista em vendas Online, formado em Administração de Empresas e com o principal foco de desenvolver e aprimorar técnicas que façam com que pequenas e médias empresas possam vender pela internet de modo mais previsível e lucrativo.

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