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Como vender pelo Facebook: Passo a Passo

A democratização da internet permite que, cada vez mais, as pessoas tenham acesso às redes sociais. Antes, utilizadas só como entretenimento, hoje, as redes sociais também funcionam como grandes aliadas nas vendas de produtos e serviços. O Facebook, por exemplo, com mais de 2 (dois) bilhões de usuários ativos, é uma das mais populares mídias sociais do Brasil. Uma plataforma que reúne dinamismo, informações e, com certeza, grandes oportunidades de ampliação para o seu negócio. Se você quer se lançar no mercado ou já é um empreendedor e quer melhorar suas vendas, leia o artigo abaixo e confira tudo o que é necessário saber sobre como vender no Facebook.

As dicas abaixo são para as pequenas e médias empresas que desejam alcançar mais clientes e sabem que todos estão nas redes sociais, não deixe de conferir o texto sobre como vender pelo Instagram e o texto sobre como anunciar no Instagram para ganhar ainda mais clientes. Comece a alavancar seu negócio já!

Conteúdo

Vender pelo Facebook: Passo a Passo

Provavelmente, você deve ter um perfil pessoal no Facebook, mas se quer passar a vender na rede social, o ideal é que crie uma Fanpage, ou seja, um perfil comercial, pois dessa forma terá acesso a mais informações sobre suas postagens, sobre o público que curte a página da sua empresa, além é claro de poder fazer anúncios com o Facebook. A seguir, acompanhe o nosso passo a passo com dicas de como vender pelo Facebook:

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Passo 1: Crie uma Fanpage para seu negócio, basta clicar em Criar na barra azul no topo da página e depois clicar em página. É gratuito e bem fácil;

Passo 2: Clique em Negócio ou Marca, insira um nome, defina uma categoria e depois insira os dados solicitados, lembre-se que todos os dados serão importantes para você alcançar novos clientes;

Passo 3: Adicione uma foto ao seu perfil e a sua capa. Este é um ponto muito importante, pois sua foto, assim como sua capa deverão ser claras e resumir seu negócio;

Passo 4: Coloque uma breve descrição sobre sua empresa ou produto. Isso vai ajudar seu público a identificar rapidamente o que sua empresa faz ou oferece.

Passo 5: Uma das novas funcionalidades do Facebook para empresas é a criação de lojas virtuais dentro das páginas. Configure a sua.

Passo 6: Crie campanhas e anúncios estruturados em imagens e textos.


O Facebook é uma plataforma bem completa para os negócios, pois com ela é possível mensurar resultados dos anúncios, gerar cadastros de pessoas interessadas em seus produtos, entre outros.

Veja Também:

Vender no Facebook é fácil?

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Vender pelo Facebook é muito simples, basta que você crie sue perfil comercial, o que chamamos de Fanpage. Abuse dos vídeos e boas imagens, pois estes sempre chamam atenção. Além disso, você pode criar uma identidade visual da sua marca e reforçar sua presença online.

Para vender mais no Facebook, pense como um usuário da rede social. Quando você vê anúncios e um conteúdo de pouca qualidade você fica irritado, não é mesmo? Provavelmente o seu cliente também deve ficar, então ofereça conteúdo que agregue valor à vida dele.

O Facebook possui uma política para textos e imagens. Consulte esse documento antes para evitar que seu anúncio seja reprovado ou tenha alcance reduzido.

É importante saber também que, desde o início, você vai precisar interagir com seus seguidores e clientes. Quanto mais satisfeitos seus clientes ficam, mais produtos e serviços são vendidos.

Confira:

Demonstre seu produto (para o público certo)

Falando um pouco com empresas que vendem um produto físico, utilize imagens que inflamem sentidos e paixões das pessoas, por exemplo, se você vende um artesanato, é importante que seus clientes vejam como o seu produto ficaria lindo em uma parede (se tratando de quadros por exemplo), ou em cima de uma mesa ao lado do computador, geralmente este tipo de publicação consegue gerar além de maior engajamento, mais contatos e mais vendas.

Como demonstrar para o publico certo?

Estou supondo que você não fez a besteira de comprar seguidores para sua página, então você pode usar os Insights do próprio facebook ou a própria aba de informações da sua fanpage, para entender melhor o público que curtiu a sua página, lá você tem informações como idade, sexo, local onde mora, outras páginas que curte, enfim você tem vários dados para entender como seu cliente gostaria de ver seu produto.

Aproveite para impulsionar o seu produto para que ele apareça para mais pessoas que não curtem a sua página, use os dados obtidos no insights e mescle com o público-alvo do seu produto, dessa forma mais pessoas conhecerão seu produto e a sua empresa, se tiver dúvidas pode entrar em contato comigo clicando aqui.

Para vender pelo Facebook você precisará de uma estratégia

Sabendo exatamente qual público que você vai oferecer o seu produto tente entender exatamente qual o próximo passo que seu cliente deve dar ao ver a sua publicação no Facebook, seja um simples curtir até um clique para uma oferta em seu site. Tenha uma planilha para acompanhar tudo o que será postado na semana. Lembre-se que isso a sua empresa que deve determinar.

Por exemplo, na semana 01 irei vender o produto X, então as postagens devem fazer com que o cliente clique no link para ir ao site ou simplesmente entre em contato pelo messenger.

Mas lembre-se que a rede social não é um lugar para você ficar panfletando, entregue a pessoa que curtiu a sua página um conteúdo de valor, que de certa forma também venda seu produto de forma sutil. Siga uma pequena regra de 80×20, ou seja, de cada 10 postagens que você fizer 8 são de conteúdo (que pode conter alguma chamada para venda, mas sutil, claro) e 2 serão para divulgação de serviços e produtos.

Se quiser ajuda para construir uma estratégia para seu negócio clique aqui e solicite uma análise gratuita do seu negócio.

Aumente seu engajamento na página

Para que seus clientes cliquem no link e sua empresa consiga vendas com o facebook, é necessário primeiro que a pessoa se interesse pela sua publicação, se você falhar nisso fatalmente falhará em sua estratégia.

Lembre-se as pessoas não querem apenas receber ofertas o tempo todo. Elas vão deixar você vender para elas às vezes, mas só depois de construir algum relacionamento.

Comece por publicar conteúdo interessante, incluindo:

  • fotos;
  • fatos;
  • questões;
  • links para artigos interessantes e inspiradores.

Crie confiança com seus seguidores através de suas postagens. Então, uma vez que você construiu esse relacionamento, misture as postagens de link para seus produtos ou sites.

Lembre-se que com o funcionamento do algoritmo de página do Facebook, seus fãs só vêem postagens de páginas com as quais eles se envolvem.

Saiba Mais:

Facilite o contato com a sua empresa

Nos velhos tempos de marketing, o que todos os anúncios impressos, de rádio e TV tinham?

Um número de telefone!

Claro, o meio pode ter mudado, mas a necessidade de os clientes poderem contatá-lo não.

2 maneiras que as pessoas podem entrar em contato com você

1. Mensagens do Facebook

Certifique-se de que o recurso de mensagens na sua página esteja ativado – para que as pessoas possam enviar-lhe uma mensagem rápida e facilmente, no seu computador ou principalmente em dispositivos móveis.

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Várias pessoas entram em contato comigo através da minha página para perguntar algo e consigo fechar um contrato ou um serviço. Assim, as mensagens da página são uma característica crucial para as empresas, sobretudo as locais.

As pessoas que não se preocupam com o seu endereço de e-mail acabam enviando uma mensagem diretamente da sua página ou ligando para você. Para ativar as mensagens na sua postagem, basta apenas clicar em “Receber Mensagens” ao postar algo na sua página.

2. Números de telefone

Como um negócio local, você DEVE inserir seu número de telefone na seção Sobre. Período.

Mas você também deve incluir seu número de telefone quando você cria uma postagem.

As publicações devem ser adequadas ao seu nicho

É importantíssimo que a sua página publique artigos e posts relevantes para o seu público, de nada vai adiantar sua empresa que vende carros, compartilhar conteúdo sobre imóveis no Facebook. Se não tiver nada relacionado com seu negócio não compartilhe a informação, senão sua empresa terá uma página com muitos fãs que podem não se interessar sobre seu produto. Foque na qualidade dos posts e não na quantidade de fãs.

Atualize sempre a página sempre

Mantenha um bom ritmo de postagens para que melhore seu EdgeRank, que é o que define quais postagens vão aparecer no feed de notícias dos seus fãs. Se tiverem uma boa interação maiores vão ser as chances de sua empresa aparecer no mural dos seus clientes.

Caso você deixe de efetuar publicações, seu EdgeRank tende a ser alterado e muitos fãs deixarão de ver suas atualizações no feed de notícias, uma solução para esse problema é o investimento em promoção de posts, para que sua publicação seja exibida para um número maior de fãs.

Invista em Facebook Ads

Não dá para ter um retorno rápido por parte do Facebook de graça. Isso é uma utopia. Caso sua empresa não queira investir no Facebook, saiba que seu crescimento será mais demorado do que o do seu concorrente que investe, por isso é muito importante que sua empresa promova seus posts para obter mais engajamento e mais vendas com o Facebook, promova sua página para obter ainda mais visualizações e promova seu negócio/site para obter mais visitas.

Você pode iniciar com o próprio impulsionamento do Facebook, porém esta não é melhor forma de você conseguir novos clientes, experimente criar suas campanhas no seu gerenciador de Anúncios, você verá que tem muito mais opções para alcançar o objetivo que você deseja.

O que vender através do Facebook?

Com a crise que o Brasil enfrenta algumas pessoas, que não conseguem um emprego formal, estão se tornando empreendedores autônomos e aproveitando as redes sociais como forma de ganhar dinheiro. Isso é muito bom, mas perguntas iniciais surgem: como vender roupas pelo Facebook ou como vender Hinode, entre outros produtos.

Como já foi mencionado neste artigo, vender pelo Facebook não tem nada de difícil. Tudo é muito prático e rápido.
Antes de seguir nosso passo a passo acima, é importante que você defina com clareza o segmento de seu negócio. Feito isso, divulgue produtos e serviços de qualidade, interaja com seus clientes e mantenha sua página sempre atualizado com novidades.

Como receber pelas vendas no Facebook?

Para vender produtos no Facebook você precisa utilizar uma ferramenta de pagamentos online, como o Pagseguro por exemplo. Com essa ferramenta seu cliente vai conseguir fazer o pagamento por boleto, cartão de crédito, entre outras formas.
Veja como é fácil vender pelo Facebook com o PagSeguro:


Passo 01: Faça login na sua conta PagSeguro ou crie uma conta grátis;
Passo 02: No menu lateral clique em Venda Online e em seguida Venda rápida;
Passo 03: Preencha os campos com informações sobre o produto;
Passo 04: Selecione o tipo Padrão de tela de pagamento;
Passo 05: E para finalizar clique em Gerar botão e link;


Pronto, agora é só divulgar para seus clientes. Ao clicar no link seu cliente será conduzido para o processo de compra do PagSeguro, com toda segurança e praticidade.

Com esta ferramenta de pagamento online, o cliente tem a possibilidade de parcelar em até 18 vezes com cartões de crédito ou também tem a opção de fazer o pagamento a vista.

Grupos de Venda no Facebook: Qual a melhor estratégia?

Sendo novo no mercado digital ou não, é possível que você já tenha ouvido falar em grupos de venda no Facebook. A ferramenta “Grupo de vendas” permite que você localize pessoas interessadas em compras e vendas na sua região ou em outras cidades.

O Grupo de Vendas do Facebook aproxima pessoas que desejam comercializar produtos em grupos específicos e próximos a sua localização.

Veja como é simples encontrar grupos de compras na sua região:

Entre em seu Facebook, encontre o tópico “Grupos de vendas” e clique sobre ele.

Em seguida, identifique a sua cidade no mapa e perceba que os grupos de vendas são apresentados no mapa. Caso queira entrar em um grupo, basta clicar em “Participar do grupo”.

Simples e rápido. Depois de concluir o processo você estará pronto para vender.

Escolha grupos que tenham o perfil de público do seu cliente, por exemplo, se você vende produtos para automóveis, nada melhor do que entrar em grupos relacionados a carros, pois assim você sabe que os integrantes do grupo ou tem um carro ou provavelmente estão estudando ter um.

Mas lembre-se de não sair fazendo SPAM nos grupos, antes de oferecer o seu produto ou serviço, ganhe a confiança e autoridade dos integrantes do grupo respondendo dúvidas que você saiba e oferecendo soluções para os problemas que são postados diariamente. Nada impede de você oferecer o seu serviço ou produto a essas pessoas, apenas faça isso de modo mais sutil! 😉

Outra dica importante para você conseguir vender mais nos grupos do Facebook é o uso da linguagem adequada a seu público-alvo. Se for vender a um jovem, certamente, sua linguagem pode vir carregada de palavras mais atuais e tecnológicas, diferente se fosse com uma senhora de idade, por exemplo. Atente-se a isso!

Sua vez!

Vender pelo Facebook significa ampliar as vendas de seu negócio em uma plataforma dinâmica, fácil de usar e popular. Investir em uma rede social com mais de 2 bilhões de usuários ativos, sem dúvida, é uma grande oportunidade de sucesso.

Se você for dono de um negócio local, espero ter te ajudado a usar o Facebook para aumentar as vendas. Ao aproveitar estas técnicas simples, você está bem no seu caminho para tornar sua empresa local uma potência em sua área.

Se depois de ter lido nosso artigo ainda restou alguma dúvida, deixe sua mensagem logo abaixo ou clique aqui e entre em contato. Boa sorte!

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