O número de usuários da internet não para de crescer. Todos os dias, pessoas utilizam a internet para se comunicar, pesquisar, se divertir, obter conhecimento e, sem dúvidas, comprar. E se a nossa realidade não é mais a mesma sem internet, é possível dizer o mesmo sobre o processo de compra. E quando falamos em comprar e em internet, não podemos deixar de citar o marketing digital.
Surgido há apenas algumas décadas, o marketing digital mudou a visão de como as empresas enxergam a internet na divulgação de seus negócios. Com o marketing digital, as empresas passaram a ter uma grande oportunidade para ampliarem suas marcas e, sobretudo vender mais e mais.
Continue lendo nosso artigo e descubra como o marketing digital está revolucionando o processo de compras dos consumidores. Saiba quais são as melhores estratégias, ferramentas, como fazer um bom plano de marketing, entre outras informações. Confira!
Conteúdo
O que é Marketing Digital?
Marketing Digital são as ações de uma empresa ou pessoa com a finalidade de promover produtos, serviços e marcas através das mídias digitais. É um meio que a empresa tem para entrar em contato com seu público de forma direta e dinâmica.
Com o avanço das redes sociais, o marketing digital tem se tornado um grande aliado para as empresas e pessoas que desejam o crescimento de seus negócios.
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Plano de Marketing Digital
Se você está se perguntando como fazer um bom plano de marketing digital, está no lugar certo. A seguir, trazemos um passo a passo de como elaborar seu plano. Veja!
Passo 1: Defina seus objetivos. Você precisa saber, claramente, o que deseja atrair com suas ações de marketing.
Passo 2: Defina onde sua campanha será exibida. Existe uma variedade de canais e por isso, o ideal é estar sempre acompanhando quais geram mais tráfego para os sites.
Passo 3: Não permita que suas campanhas sejam criadas por amadores. Se quer resultados positivos, escolha bem sua equipe de profissionais de marketing.
Passo 4: Aqui, você se depara com um dos pontos mais importantes do seu plano: o conteúdo que será veiculado. Apresentar um conteúdo de qualidade, com informações relevantes para o cliente é estar um passo à frente no mercado digital.
Passo 5: Decida quais serão as ferramentas de monitoramento. O Google Analytics é um exemplo de ferramenta de monitoramento.
Passo 6: Pronto! Com o plano concluído, agora, é correr atrás dos excelentes resultados.
Ter um bom planejamento sempre foi um diferencial para qualquer negócio e não seria diferente com o Marketing Digital. Comece o seu!
Como fazer Marketing Digital
Quando se pensa em como fazer marketing digital é normal que a maior parte das pessoas faça referência, apenas, a sites ou redes sociais e por isso acaba se precipitando não fazendo um bom planejamento ou contratando um profissional amador para elaborar suas campanhas.
Para não cair nesse erro, é preciso estar atento às estratégias e avanço tecnológico da área. O marketing digital possui vários elementos que atuam sozinhos ou em conjunto para ajudar sua empresa e seus negócios a atingirem os melhores resultados.
Contratar um bom consultor de marketing digital e escolher as ferramentas certas são o passo inicial para ter sucesso online. Nos próximos tópicos deste artigo, você entender melhor essas questões.
Confira:
- Google Meu Negócio: Como usar a favor da sua empresa
- Vender na internet: 7 dicas que você precisa saber
Ferramentas de Marketing Digital
Quando pensamos em gerar bons resultados com o marketing digital, é normal pensarmos também em boas estratégias, um bom planejamento e, sem dúvida ferramentas que auxiliem na produção de campanhas.
Se você é um iniciante na área, abaixo, vamos mostrar algumas das melhores ferramentas do marketing digital, e para você que já conhece o assunto, acompanhe nossas informações para se atualizar ainda mais.
Veja as 8 ferramentas indispensáveis em uma campanha.
Links Patrocinados: anúncios em forma de texto simples.
SEO: O SEO vai otimizar seu site fazendo com que ele seja um dos primeiros ou talvez o primeiro a aparecer nas buscas no Google.
Redes Sociais: Permitem gerenciar relatórios e acompanhar o desenvolvimento das campanhas de várias redes sociais em um único lugar.
SEMRush: análise de palavras-chave, domínio e concorrentes.
Encurtador de URL: Criam links curtos e simples, o que é ideal para o usuário.
E-mail marketing: ótimo canal de relacionamento com o cliente.
Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS): ferramentas que permitem criar, editar e publicar todo o tipo de conteúdo. Exemplo: WordPress.
Analytics: Mensura os resultados de suas ações e é fundamental para que você consiga obter os melhores dados do seu negócio.
Consultor de Marketing Digital
Com o avanço das mídias digitais o Consultor de Marketing Digital vem ganhando, cada vez mais, espaço no mercado. Muitas empresas estão começando a entender o quanto um profissional desta área é importante no crescimento de seus negócios.
Hoje em dia, a empresa que quer ampliar sua marca na internet não pode deixar seu planejamento na mão daquele vizinho ou colega que diz “saber mexer na internet”. O marketing digital está crescendo e com ele surge a necessidade de contratar profissionais de qualidade, que sabem, exatamente, o que fazer com a identidade da sua empresa.
Um Consultor atua de forma estratégica ajudando as empresas a definirem ações de marketing online (às vezes off-line também) que vão gerar, a curto e médio prazo, resultados de sucesso.
Saiba Mais:
- Como vender pelo Facebook: Passo a Passo
- Anunciar no Instagram: Aprenda tudo com essas 5 dicas
- Como vender pelo Instagram: Passo a Passo
- Consultor SEO: Como é o trabalho deste profissional?
Antes de qualquer coisa o profissional estuda, detalhadamente, a empresa e a situação da mesma no mercado para poder, em seguida, montar um planejamento de marketing digital que inclua todas as ferramentas necessárias, a fim de atingir o objetivo esperado.
É função do Consultor analisar custos, objetivos, metas, concorrência, resultados e, sem dúvida, definir os canais e meios a serem utilizados nas campanhas.
Esperamos que esse artigo tenha expandido um pouco mais sua visão e lhe mostrado que o marketing digital é mais do que anúncios em redes sociais. É um meio de se comunicar com possíveis clientes de maneira dinâmica, profissional e com muita qualidade, seguindo o avanço tecnológico.
Se ainda ficou alguma dúvida ou quer compartilhar alguma experiência de marketing digital, escreva nos comentários. Iremos responder o mais rápido possível.