Marketing Digital: Guia Essencial

Marketing Digital: Guia Essencial

Marketing Digital: Guia Essencial

O número de usuários da internet não para de crescer. Todos os dias, pessoas utilizam a internet para se comunicar, pesquisar, se divertir, obter conhecimento e, sem dúvidas, comprar. E se a nossa realidade não é mais a mesma sem internet, é possível dizer o mesmo sobre o processo de compra. E quando falamos em comprar e em internet, não podemos deixar de citar o marketing digital.

Surgido há apenas algumas décadas, o marketing digital mudou a visão de como as empresas enxergam a internet na divulgação de seus negócios. Com o marketing digital, as empresas passaram a ter uma grande oportunidade para ampliarem suas marcas e, sobretudo vender mais e mais.

Continue lendo nosso artigo e descubra como o marketing digital está revolucionando o processo de compras dos consumidores. Saiba quais são as melhores estratégias, ferramentas, como fazer um bom plano de marketing, entre outras informações. Confira!

O que é Marketing Digital?

Marketing Digital são as ações de uma empresa ou pessoa com a finalidade de promover produtos, serviços e marcas através das mídias digitais. É um meio que a empresa tem para entrar em contato com seu público de forma direta e dinâmica.

Com o avanço das redes sociais, o marketing digital tem se tornado um grande aliado para as empresas e pessoas que desejam o crescimento de seus negócios.

Veja Também:

Funil de Vendas: Como montar em 5 passos;
Google Ads: Guia para iniciantes;
O QUE É SEO?

Plano de Marketing Digital

Se você está se perguntando como fazer um bom plano de marketing digital, está no lugar certo. A seguir, trazemos um passo a passo de como elaborar seu plano. Veja!

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Passo 1: Defina seus objetivos. Você precisa saber, claramente, o que deseja atrair com suas ações de marketing.

Passo 2: Defina onde sua campanha será exibida. Existe uma variedade de canais e por isso, o ideal é estar sempre acompanhando quais geram mais tráfego para os sites.

Passo 3: Não permita que suas campanhas sejam criadas por amadores. Se quer resultados positivos, escolha bem sua equipe de profissionais de marketing.

Passo 4: Aqui, você se depara com um dos pontos mais importantes do seu plano: o conteúdo que será veiculado. Apresentar um conteúdo de qualidade, com informações relevantes para o cliente é estar um passo à frente no mercado digital.

Passo 5: Decida quais serão as ferramentas de monitoramento. O Google Analytics é um exemplo de ferramenta de monitoramento.

Passo 6: Pronto! Com o plano concluído, agora, é correr atrás dos excelentes resultados.


Ter um bom planejamento sempre foi um diferencial para qualquer negócio e não seria diferente com o Marketing Digital. Comece o seu!

Como fazer Marketing Digital

Quando se pensa em como fazer marketing digital é normal que a maior parte das pessoas faça referência, apenas, a sites ou redes sociais e por isso acaba se precipitando não fazendo um bom planejamento ou contratando um profissional amador para elaborar suas campanhas.

Para não cair nesse erro, é preciso estar atento às estratégias e avanço tecnológico da área. O marketing digital possui vários elementos que atuam sozinhos ou em conjunto para ajudar sua empresa e seus negócios a atingirem os melhores resultados.

Contratar um bom consultor de marketing digital e escolher as ferramentas certas são o passo inicial para ter sucesso online. Nos próximos tópicos  deste artigo, você entender melhor essas questões.

Confira:

Google Meu Negócio: Como usar a favor da sua empresa
Vender na internet: 7 dicas que você precisa saber

Ferramentas de Marketing Digital

Quando pensamos em gerar bons resultados com o marketing digital, é normal pensarmos também em boas estratégias, um bom planejamento e, sem dúvida ferramentas que auxiliem na produção de campanhas.

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Se você é um iniciante na área, abaixo, vamos mostrar algumas das melhores ferramentas do marketing digital, e para você que já conhece o assunto, acompanhe nossas informações para se atualizar ainda mais.

Veja as 8 ferramentas indispensáveis em uma campanha.

  1. Links Patrocinados: anúncios em forma de texto simples.

  2. SEO: O SEO vai otimizar seu site fazendo com que ele seja um dos primeiros ou talvez o primeiro a aparecer nas buscas no Google.

  3. Redes Sociais: Permitem gerenciar relatórios e acompanhar o desenvolvimento das campanhas de várias redes sociais em um único lugar.

  4. SEMRush: análise de palavras-chave, domínio e concorrentes.

  5. Encurtador de URL: Criam links curtos e simples, o que é ideal para o usuário.

  6. E-mail marketing: ótimo canal de relacionamento com o cliente.

  7. Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS): ferramentas que permitem criar, editar e publicar todo o tipo de conteúdo. Exemplo: WordPress.

  8. Analytics: Mensura os resultados de suas ações e é fundamental para que você consiga obter os melhores dados do seu negócio.

Consultor de Marketing Digital

Com o avanço das mídias digitais o Consultor de Marketing Digital vem ganhando, cada vez mais, espaço no mercado. Muitas empresas estão começando a entender o quanto um profissional desta área é importante no crescimento de seus negócios.

Hoje em dia, a empresa que quer ampliar sua marca na internet não pode deixar seu planejamento na mão daquele vizinho ou colega que diz “saber mexer na internet”. O marketing digital está crescendo e com ele surge a necessidade de contratar profissionais de qualidade, que sabem, exatamente, o que fazer com a identidade da sua empresa.

Um Consultor atua de forma estratégica ajudando as empresas a definirem ações de marketing online (às vezes off-line também) que vão gerar, a curto e médio prazo, resultados de sucesso.

Saiba Mais:

Como vender pelo Facebook: Passo a Passo
Anunciar no Instagram: Aprenda tudo com essas 5 dicas
Como vender pelo Instagram: Passo a Passo
Consultor SEO: Como é o trabalho deste profissional?

Antes de qualquer coisa o profissional estuda, detalhadamente, a empresa e a situação da mesma no mercado para poder, em seguida, montar um planejamento de marketing digital que inclua todas as ferramentas necessárias, a fim de atingir o objetivo esperado.

É função do Consultor analisar custos, objetivos, metas, concorrência, resultados e, sem dúvida, definir os canais e meios a serem utilizados nas campanhas.

Esperamos que esse artigo tenha expandido um pouco mais sua visão e lhe mostrado que o marketing digital é mais do que anúncios em redes sociais. É um meio de se comunicar com possíveis clientes de maneira dinâmica, profissional e com muita qualidade, seguindo o avanço tecnológico.

Se ainda ficou alguma dúvida ou quer compartilhar alguma experiência de marketing digital, escreva nos comentários. Iremos responder o mais rápido possível.

Por | 2019-02-19T22:33:27-03:00 janeiro 29th, 2019|Mais Tráfego, Mais Vendas, Marketing|o Comentários

Sobre o Autor:

Consultor SEO e Marketing Digital, especialista em vendas Online, formado em Administração de Empresas e com o principal foco de desenvolver e aprimorar técnicas que façam com que pequenas e médias empresas possam vender pela internet de modo mais previsível e lucrativo.

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