Nos últimos anos, as redes sociais têm se tornado, cada vez mais, super ferramentas na hora de fechar um negócio, e com o Instagram não é diferente. Por ser uma rede social que prioriza o visual, o Instagram possibilita que os clientes visualizem seus produtos de forma bem dinâmica, por isso tantos empreendedores passaram a pesquisar e entender como divulgar seus produtos e como vender pelo Instagram.
Divulgar no Instagram significa ser visto em fotos e vídeos na rede de compartilhamento de maior expansão do país e que vem mostrando um grande potencial para o comércio eletrônico.
Com uma base de 800 milhões de usuários, o Instagram é a 3ª plataforma de rede social mais popular do mundo. Mais de 200 milhões de usuários do Instagram visitam pelo menos um perfil de negócios por dia. 60% deles o fazem para descobrir novos produtos. Precisa dizer mais? Fique atento às próximas linhas deste artigo e aprenda com nossas dicas e informações a como vender pelo Instagram. Confira!
Como já foi mencionado, o Instagram tem crescido ano a ano e vem se tornando uma das redes sociais mais utilizadas no mundo. Ter um perfil no Instagram é conectar seus serviços e produtos a milhares de pessoas no país e porque não dizer do mundo.
Abaixo, trazemos um passo a passo de como vender pelo Instagram, mas antes precisamos ter sua conta muito bem estruturada não é?
O primeiro passo é instalar o aplicativo, se você ainda não tem uma conta na rede social, faça o download do App na sua loja de aplicativos e então cadastre-se, após este processo escolha uma bela foto para o seu perfil. A foto precisa ser de fácil identificação e resumir a sua marca, o ideal é que seja o logotipo da empresa.
Nas postagens invista em boas fotos com excelentes ângulos. O Instagram é uma rede social muito visual, sendo assim, aposte na qualidade das imagens e variedade. Caso não possa contratar um fotógrafo, utilize a câmera do seu celular mesmo, mas tire fotos que demonstrem muito bem o seu produto! Caso você venda um serviço, poste imagens que remetam aos benefícios causados pelo uso do serviço em si.
Se você tiver um site, permita que seu cliente te encontre. Então, deixe um link externo na sua bio e também em algumas postagens. Se não tiver um site, adicione seus contatos (telefone, e-mail), lembre-se sempre que seu cliente vai querer falar com sua empresa para tirar qualquer dúvida, e, uma empresa sem contatos fáceis não vai conseguir vender pelo Instagram.
Apresente um conteúdo diversificado. É claro que você quer focar no seu produto ou serviço, mas não fique só em imagens de produtos ou promoções. Poste curiosidades sobre o seu segmento e deixe sua página mais dinâmica e atrativa, identifique dias e horários que seu público mais interage em seu perfil através do analytics do Instagram. Esses são os momentos de fazer postagens.
Utilize os anúncios pagos oferecidos pelo aplicativo, para garantir mais alcance e assim poder vender pelo Instagram, a partir daí divulgue seu perfil em outras redes sociais e faça com que as pessoas conheçam seu Instagram e, sobretudo, seu negócio.
Mais abaixo explicarei com mais detalhes sobre cada ponto para vender pelo Instagram:
Conteúdo
Vender pelo Instagram é fácil?
Construir a vitrine de sua empresa no Instagram é muito simples e quando falamos em redes sociais a primeira coisa a se fazer é trabalhar o seu perfil. No Instagram, é possível mudar o seu perfil de pessoal para “comercial”, faça isso o mais rápido possível.
Com um perfil público todas as pessoas que tem uma conta na rede social poderão ver as fotos que sua empresa publicar. Para realizar esta mudança vá até o seu perfil, depois em configurações, e clique em “Alternar para o perfil comercial”. É uma dica importante para você começar a vender pelo Instagram.
Se a sua conta já tiver seguidores, você só vai precisar interagir com eles e, claro, manter sua página sempre atualizada. Fotos e vídeos bem feitos também vão aumentar as chances de seu cliente ficar interessado em seus produtos.
Com as funcionalidades para fotos que o aplicativo traz, como filtros, por exemplo, é bem fácil deixar suas imagens mais atraentes. Cores, luzes e bons ângulos serão um grande diferencial.
E por falar em filtros, uma dica é utilizar um único filtro em suas fotos, desta forma seu Feed poderá ficar mais harmônico, mas isso não é uma regra, pois você pode e deve abusar da criatividade e criar um estilo próprio de postagens.
Além dos filtros e edições disponibilizados no Instagram, há muitos aplicativos gratuitos que vão te ajudar a deixar suas fotos ainda mais bonitas. Basta pesquisar no Google Play Store e fazer o download.
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Vender pelo Instagram: Passo a Passo
01: Escolha uma categoria correta
Para poder realmente vender pelo Instagram, primeiro você deve escolher uma categoria que venda, tenha preferência por categorias com forte impacto visual que é o grande diferencial da rede.
Geralmente produtos relacionadas a moda e vestuário, produtos de beleza, alimentos e bebidas, itens de decoração, além de artigos esportivos conseguem ter um excelente resultado na rede social.
Claro que não impede de você vender seus serviços ou artigos de outras categorias, faça uma boa pesquisa sobre seu público alvo e descubra os itens que mais despertam atenção do seu consumidor. Uma grande dica é envolver seu público em histórias e apresentar ao público as principais vantagens
02: Como vender pelo Instagram com um perfil comercial
Um perfil comercial no Instagram é como um cartão de visita interativo. Ele fornece uma experiência de marketing melhor para você como o proprietário da empresa, ao mesmo tempo em que ajuda os clientes a se conectarem ao seu negócio.
Em comparação com o perfil pessoal do Instagram, ele oferece vários recursos práticos, como:
- Você poderá adicionar informações valiosas ao seu perfil (endereço comercial, site, informações de contato, número de telefone, etc.).
- Instagram Insights para saber mais sobre seguidores e postagens com bom desempenho.
- Poste promoções para impulsionar os objetivos de negócios.
Aqui está como fazer isso:
- Primeiro, você precisará de uma página comercial ativa no Facebook.
- Conecte a página do Facebook à sua conta do Instagram:
- Vá para o seu perfil e pressione o botão “Opções” – os três pontos – no canto superior direito.
- Em seguida, toque em “Mudar para o perfil comercial.
- Selecione a página do Facebook que você gostaria de associar ao seu perfil de negócios.
- Escolha uma categoria para o seu perfil.Isso ajudará as pessoas a entenderem o que sua empresa é.
- Na página “Configurar seu perfil comercial”, revise as informações de contato de sua empresa. Faça as alterações necessárias.
3. Produzir os cards
Com 1 bilhão de pessoas visualizando suas timelines todos os dias, você precisará produzir bons conteúdos se quiser vender pelo Instagram. Um conteúdo de qualidade constrói a identidade da sua marca. Quando seu conteúdo se destaca de forma consistente, maiores são as chances de criar uma base de clientes/seguidores leais e trazer essas vendas.
Aqui está como fazer isso:
- Use fotos / vídeos de qualidade: Não há imagens granuladas ou vídeos instáveis, por favor. Seu conteúdo, assim como sua foto de perfil, deve ser visualmente atraente e refletir a mensagem principal da sua marca . Em vez de fotos de seus produtos, mostre ação – por exemplo, alguém usando seu produto. Isso fará com que seu perfil e sua marca pareçam mais dinâmicos.
- Maximize sua biografia do Instagram. São necessários menos de dois décimos de segundo para que um visitante on-line crie uma impressão da sua conta. Então sim, este pequeno pedaço de texto requer algum pensamento. Aqui estão algumas sugestões para criar uma bio atraente:
- Inclua um link para o seu site (essa parte é tão importante que voltaremos um pouco mais tarde)
- Use emojis para espaçar o texto
- Descreva suas habilidades.
- Use hashtags. Não sobrecarregue seu texto. Use tags que são mais relevantes para o seu produto para torná-lo mais detectável. Para encontrar outras tags populares em seu nicho, use geradores ou utilize a própria pesquisa da rede social. Pense em qual hashtag seu cliente geralmente pesquisa na internet.
- Coloque uma prova social. O conteúdo gerado pelo usuário é uma ferramenta muito poderosa que não se limita a colocar seu cliente em primeiro plano. 92% das pessoas preferem confiar em uma recomendação de outra pessoa que não o conteúdo da marca. Mostrar que os clientes estão usando seu produto, vestindo suas camisetas ou comparecendo às suas aulas não apenas criará confiança e autenticidade. Ele fornecerá aos seus seguidores uma história e uma comunidade da qual eles querem participar.
- Fique em contato com seus seguidores. Aqui estão os 3 grandes – responda às suas perguntas, responda aos comentários, responda às reclamações. Ao se envolver com seus seguidores, você construirá um forte relacionamento com eles. Em troca, é mais provável que os clientes voltem para fazer compras.
4. Coloque o seu site na Bio
O Instagram não permite colocar links nas legendas das fotos (por motivos óbvios), então a única forma do cliente acessar o site ou a loja virtual da sua empresa é através do link na sua biografia. Sempre que um novo cliente visita o seu perfil ele visualiza primeiro a sua biografia e essa é uma das formas de gerar tráfego para o seu site!
Vender no instagram sem um site é possível sim, porém entenda que você está em um “terreno alugado”, ou seja, sujeito as constantes mudanças de políticas da rede social, já imaginou perder a sua conta? Por isso é ideal que você tenha sempre uma outra forma de captar novos clientes e, um site ainda é fundamental para esta estratégia.
Saiba como inserir o link na sua biografia:
- Edite o link da URL no seu perfil. Este pode ser o site da sua loja, seu curso on-line, um link para seus produtos eletrônicos, qualquer coisa. Encurte o link se ele for muito longo.
- Indique seus seguidores para o link. Você pode ter ouvido a frase “link na bio”, certo? Bem, é melhor começar a usá-lo nas legendas das suas postagens. Isso vai motivar as pessoas do Instagram a agir e visitar a sua página.
- Altere o link de acordo. Sempre que você tiver um novo post com um produto que gostaria de promover, verifique se o site na biografia corresponde a ele. As pessoas da Internet são bastante impacientes e não procurarão o link correto do seu produto manualmente.
5. Adicione link no Stories do Instagram
Com 300 milhões de usuários diários em todo o mundo, o Instagram Stories é um recurso que não é feito apenas para filtros engraçados. É uma ótima maneira de aumentar os negócios e manter o envolvimento com seus seguidores de maneira mais frequente e pessoal.
Quer saber o porquê:
- Você pode capturar os clientes em potencial;
- Você pode promover ofertas especiais;
- Você pode mostrar novos itens;
- Você pode mostrar por trás das cenas como os produtos foram feitos
Mas como nem tudo são flores, desde 2017, somente os proprietários de perfis comerciais com 10.000 seguidores ou mais podem adicionar links a histórias do Instagram. Quando o cliente visualizar, ele será parecido com o seu Instagram Story comum, mas com um botão “Ver mais” na parte inferior.
Siga estes passos:
- Tire uma foto ou um vídeo na janela do Instagram Stories ou use uma foto do seu rolo da câmera como faria normalmente.
- Clique no ícone para adicionar um link à sua história. Está localizado no lado superior direito da tela.
- Digite o URL de destino e toque na marca de seleção quando terminar.
- Incentive seus espectadores. O botão “Ver mais” não é tão perceptível, então adicione setas, adesivos, caixas de texto para garantir que todos percebam o link e “deslize para cima”.
6. Utilize o Instagram Ads
Está com dificuldade em encontrar as pessoas certas para ver seus produtos? É hora de iniciar alguma publicidade no Instagram.
Criar uma campanha publicitária do Instagram significa que você estará postando conteúdo patrocinado na plataforma para alcançar um público maior e mais segmentado e poder vender pelo Instagram.
Você pode decidir:
- Quanto você quer gastar em seu anúncio
- Onde você gostaria que o anúncio fosse visto
- Quanto tempo você quer que ele seja executado na plataforma
Você pode escolher um objetivo específico para sua campanha. Será a conscientização da marca para que as pessoas percebam sua marca? Ou Alcance- para acessar o número máximo de pessoas? Talvez instalações de aplicativos façam exatamente isso – envie Instagrammers para a loja para comprar seu aplicativo? Escolha um objetivo que atenda às necessidades de sua marca.
Quanto ao formato dos anúncios do Instagram, existem vários tipos.
Aqui estão suas opções:
- Anúncios de foto. O tipo mais simples de anúncio em termos de necessidades visuais – é uma foto simples em formato de paisagem ou quadrado.
- Anúncios em vídeo. Um vídeo com até 60 segundos de duração no formato paisagem ou quadrado.
- Anúncios carrossel. Um conjunto de 2 a 10 fotos e / ou vídeos para os quais o usuário pode passar.
- Anúncios de apresentação de slides. Esse tipo de anúncio aparece como se estivesse no formato de vídeo, mas é, na verdade, uma série de imagens estáticas que são reproduzidas como uma apresentação de slides.
- Anúncios de histórias. O mais novo tipo de anúncios do Instagram. Pode ser usado com foto, bem como formato de vídeo.
Crie anúncios diretamente no seu aplicativo do Instagram , tocando em “Promover” em suas postagens.
Confira:
- Google Meu Negócio: Como usar a favor da sua empresa
- Marketing Digital: Guia Essencial
- Vender na internet: 7 dicas que você precisa saber
7. Utilize Influenciadores
Colaborações no Instagram desempenham um papel essencial nas estratégias de mídia social. Os consumidores não confiam em publicidade tradicional – em vez disso, confiam em pessoas reais.
Assim, chegamos ao marketing de influência, o canal de aquisição de clientes on-line que mais cresce.
No marketing de influência, uma empresa se junta a um influenciador para representar seu produto. Quem pode ser um influenciador? Bem, basicamente qualquer pessoa com uma grande presença na web e nas mídias sociais: Uma pessoa na moda, um blogueiro de culinária, um profissional de marketing respeitado…
Só no ano passado, 84% dos profissionais de marketing planejaram trabalhar com um influenciador em 2019.
E por que você também deveria:
- O marketing de influência ajuda a direcionar seu público. Seu conteúdo é colocado bem na frente de usuários sociais que já estão interessados em seu nicho.
- Constrói a confiança do consumidor. A credibilidade da marca e a reputação do setor são extremamente importantes para atingir essas metas de vendas.
- É muito mais barato que a mídia tradicional.
- Ignorando adblocks. As postagens de mídia social não são bloqueadas, então até mesmo os 615 milhões de dispositivos que usam adblock verão sua mensagem.
Aqui está como fazer isso:
- Identifique um influenciador que ressoe com o seu público-alvo. Encontre alguém em um nicho semelhante ao seu que confiaria em seu produto. Tenha em mente os objetivos da sua campanha e liste as características exigidas.
- Desenvolva um cronograma. Quantos posts você espera que o influenciador publique? Será uma série de posts? Planeje um calendário de marketing de influência para que seja fácil de seguir.
- Estabelecer um acordo. Os principais influenciadores, ganham até 250 mil por um único post. Mas não precisa ser necessariamente uma compensação financeira, é importante que você fale com o influenciador sobre o que ele espera do seu contrato e negocie com aquilo que a sua empresa pode pagar.
Como receber pelas vendas no Instagram?
Se você chegou até este tópico, já sabe que vender no Instagram é algo fácil, porém deve surgir a seguinte dúvida: como receber o pagamento através desta rede social?
Para que você consiga vender produtos através da internet, através das redes sociais, você precisa utilizar uma ferramenta de pagamentos online, como o Pagseguro por exemplo. Com essa ferramenta seu cliente vai conseguir fazer o pagamento por boleto, cartão de crédito, entre outras formas.
Como vender pelo Instagram com Pagseguro
Para vender no Instagram com o PagSeguro você precisa criar uma conta nessa ferramenta. Para cada compra concluída, você coleta os dados do cliente e envia para ele um link de cobrança via e-mail. É assim que ele realiza o pagamento e a PagSeguro repassa o valor para você. Tudo muito prático.
Na PagSeguro é possível parcelar em até 18 vezes com cartões de crédito ou também seu cliente tem a opção de fazer o pagamento a vista. Agora você sabe Como vender no instagram com Pagseguro, mãos à obra.
Saiba Mais:
- Como vender pelo Facebook: Passo a Passo
- Anunciar no Instagram: Aprenda tudo com essas 5 dicas
- Consultor SEO: Como é o trabalho deste profissional?
Instagram Shopping: O que é?
Em 2018, o Instagram lançou uma novidade que vai alavancar o poder de vendas da plataforma, o Instagram Shopping. O objetivo é aproximar os clientes dos produtos e serviços divulgados e que o tempo até a conclusão de compra diminua.
É muito simples marcar seus amigos em uma foto, não é verdade? Com o Instagram Shopping você vai poder fazer a mesma coisa, só que agora a marcação será com seus produtos.
A novidade permite que suas publicações tenham links diretos para o seu site. O processo descomplica o processo de compra, pois com um único clique, seu público pode ir diretamente para a página do produto e adicioná-lo ao carrinho. Veja a seguir como funciona:
- As publicações terão um ícone “Toque para ver” no canto inferior esquerdo das fotos;
- Ao clicar no ícone, uma marcação aparecerá nos produtos da publicação, demonstrando até cinco produtos por foto e até nove por carrossel;
- Se a marcação for selecionada, uma nova aba será exibida;
- Nessa aba será possível ver informações relevantes do produto para o consumidor, e nem vai precisar sair do aplicativo;
- Se o consumidor clicar no link “Comprar”, ele será direcionado à página do produto no site da empresa.
- Para usar o Instagram Shopping é preciso atender alguns requisitos. Seu perfil deve ser para uma empresa que venda principalmente bens materiais e deve cumprir as políticas comerciais do Instagram.
- Além disso, sua página comercial do Facebook não pode ter restrições de país ou idade e precisa estar associado a um catálogo do Facebook.
- Para saber mais detalhes acesse https://business.instagram.com.
Conclusão
Vender pelo Instagram é dar um passo à frente e ampliar as vendas de seu negócio. Apostar nessa rede social significa se conectar a novos clientes e fortalecer o relacionamento com os já existentes. Não deixe de usá-la.
Se depois de ter lido nosso artigo ainda restou alguma dúvida, deixe sua mensagem logo abaixo e responderemos o mais rápido possível. Boa sorte!